Ramsés, o filho da Luz, de Christian Jacq é o volume 1, de uma série de cinco volumes do autor, que aborda, de forma romanceada, a formação de Ramsés como futuro faraó do Egito. Filho de Sethi, faraó que reinou por onze anos, Ramsés foi o terceiro faraó da décima nona dinastia, tendo governado de 1279 a.C. e 1213 a.C, durante o período da história do Egito antigo conhecido como Novo Império.
O livro de Christian Jacq é um romance encrustado na história. Dentro do contexto, o Egito do século XX a.C, o autor constrói um personagem fascinante, que reúne em seu gênio todas as qualidades morais requeridas ao futuro rei do Egito, um país que, de fato, ao longo dos seus quase quatro mil anos de história, teve por marca a estabilidade e a prosperidade. Embora tenha havido no Egito, como sabemos, momentos turbulentos (primeiro e segundo períodos intermediários), a civilização egípcia sobressalta-se ante as demais civilizações antigas pela sua longevidade, estabilidade e, porque não, harmonia social, evidenciada, em grande parte, pela força moral de seus governantes.
É esse aspecto que o autor explora ao construir a personalidade de Ramsés, da adolescência à ascensão ao trono. Qualidades, aliás, que contrastam com a do primogênito do rei, herdeiro natural, Chenar, irmão de Ramsés, com quem, na trama do romance, o jovem príncipe, protagonista da história, travará uma teia de embates para desmascará-lo em suas falcatruas.
O romance é repleto de aventuras. Um olhar bem atendo, nos faz coincidir com uma verdadeira jornada do herói. Ramsés vive provas que permeiam seus limites, cai em descrédito, afasta-se da convivência de entes queridos, mas supera-se a cada etapa e absorve bem os ensinamentos do pai, Sethi, provando o seu valor a cada desafio que encontra em sua jornada. É essa a tônica que pauta as deliciosas linhas do livro, que prendem o leitor a cada capítulo. Valores como amizade, coragem, persistência e liberdade formam um conjunto de virtudes que Ramsés cultiva e fortalece em suas relações. Um exemplo inspirador para os tempos de hoje, onde cada vez mais, valores assim vão sendo deixados de lado.
Verdade, não há muitas precisões históricas em Ramsés, o filho da Luz. Egiptólogo renomado, Jacq usou de todo o seu conhecimento para criar um ambiente fascinante, explorando os melhores ângulos da civilização egípcia, em todo o seu esplendor. Ao elaborar uma construção mítica daquela civilização, cumpre o papel, que a História oficial negligencia, de de trazer a tona questões que fascinam e intrigam sobre a antiga civilização do Nilo, como se estivesse a dizer: houve algo a mais nesse lugar do que a superfície que vislumbramos nos livros escolares.
Serviços
A coleção completa de Ramsés (cinco volumes) está disponível para venda na Amazon, ao custo de R$200,00, neste link: Box Ramsés, Christian Jacq. É possível também, adquirir volumes individuais, em preços variados, clicando aqui.
Christian Jacq
Christian Jacq é um escritor e egiptólogo francês. É conhecido por seus romances, bem como livros de não-ficção, ambientados no Antigo Egito. Seu livro O Egito dos Grandes Faraós ganhou o prêmio da Academia Francesa… leia mais.