Como fazer um plano de aula usando as competências e habilidades da BNCC

Neste artigo, vamos mostrar como construir um plano de aula articulando competências, habilidades e objetos de conhecimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Primeiro, vamos eluciar e entender o papel de cada um desses elementos e como eles se interrelacionam na proposta pedagógica da BNCC. Ao final do post disponibilizaremos um modelo estruturado de plano de aula para o sexto ano do Ensino Fundamental indicando o uso das habilidades e competências que usaremos como exemplo ao longo deste texto.

O papel das competências gerais da BNCC em seu plano de aula.

A BNCC estabelece dez competências gerais que todo estudante deve desenvolver ao longo de seu percurso escolar na Educação Básica, da Educação Infantil ao Ensino Médio. Em seu amplo aspecto, essas competências perpassam todas as áreas do saber, pois não dizem respeito a conhecimentos específicos mas, de forma geral, as quatro dimensões da educação do século XXI: aprender a aprender, aprender a fazer, a prender a ser e aprender a conviver. Assim, cada uma das competências gerais articula em si conceitos pertinentes aos saberes escolares e se constituem em um norte para o fazer pedagógico, servindo como pontos de partida e chegada para o planejamento do professor. Tomemos como exemplo a Competência Geral 1 da BNCC:

COMPETÊNCIA GERAL 1

Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

Observe que a competência em tela não encerra em si um conjunto de saberes específicos, papel que caberá às competências específicas e, mais amplamente, às habilidades do componente curricular. Essencialmente, ela aponta para fatores como a valorização do “conhecimento historicamente construído” e a “utilização” deste conhecimento pelo estudante, de maneira a intervir ativamente no meio social em que está inserido. Assim, o objetivo é que o estudante seja capaz de “entender e explicar a realidade”, apropriando-se do conhecimento. E ao assim fazer, espera-se que o estudante seja capaz de desempenhar seu papel como cidadão, agindo para construção de uma “sociedade mais justa, democrática e inclusiva”.

Dessa forma, considerando que o plano de aulas é um roteiro com escopo mais ou menos definido para atuação em um contexto específico de sala de aula, não cabe nele constar as competências gerais como objetivo de aprendizagem. Essas competências, embora seja indicado referí-las no plano de aula, devem ocupar papel macro no planejamento do professor, preferencialmente, expressas em documento de aspecto mais amplo que é o plano de ensino elaborado para todo o ano letivo.

Onde situar as Competências específicas da área de conhecimento.

As competências específicas da área do conhecimento guardam relação com conceitos diretamente relacionados a determinado campo de saber. É um ponto de intersecção entre as competências gerais e as competências especificas do componente. Via de regra, encontram relação direta como fazer pedagógico em sala de aula, momentos em que se tornam oportundas para serem indicadas diretamente no plano plano de aula, mas não devem ser negligenciadas também no plano de ensino, como um aspecto mais amplo dos conhecimentos a serem trabalhados durante todo o ano letivo. No modelo de plano de aula que apresentamos a adiante, fazemos uso da Competência 4 da área de conhecimento de Ciências Humanas.

COMPETÊNCIA 4 – CIÊNCIAS HUMANAS

Comparar eventos ocorridos simultaneamente no mesmo espaço e em espaços variados, e eventos ocorridos em tempos diferentes no mesmo espaço e em espaços variados

Competências específica do componente, habilidades e objetos de conhecimento.

As competências específicas do componente curricular, relacionam-se, mais diretamente, ao conjunto de habilidades e objetos de conhecimento propostos para um componente específico. Observemos a Competência 2, do componente curricular de História do sexto ano do Ensino Fundamental.

COMPETÊNCIA 2 – HISTÓRIA

Compreender a historicidade no tempo e no espaço, relacionando acontecimentos e processos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais, bem como problematizar os significados das lógicas de organização cronológica.

Ao interpretar a competência em questão, é possível perceber a sua aproximação com a habilidade EF06HI01, também do sexto ano do Ensino Fundamental, que propõe:

HABILIDADE EF06HI01 – 6º ANO – HISTÓRIA

Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas)

(Competência 2: […] compreender a historicidade no tempo espaço […])

Uma competência, não entanto, não se restringe a uma única habilidade. De forma que poderíamos fazer a correlação de uma mesma competência, com outras habilidades. Observe a habilidade EF06HI19, também do sexto ano:

HABILIDADE EF06HI19 – 6º ANO – HISTÓRIA

Descrever e analisar os diferentes papéis sociais das mulheres no mundo antigo e nas sociedades medievais

(Competência 2: […] transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais […])

Ambas as habilidades, tanto a 01 quanto a 19, encontram correlação com o escopo de aprendizagens esperadas pela Competência 2 do componente de História. Para conclusão deste tópico, um outro elemento importante indicado pela BNCC merece atenção: os objetos de conhecimento.

Ao passo que as competências indicam um conjunto de habilidades a serem mobilizadas a partir de determinados conhecimentos, os objetos de conhecimento dizem respeito à seleção de conteúdos que o professor pode fazer para desenvolver tais habilidades com os estudantes. Exemplo:

HABILIDADE EF06HI19 – 6º ANO – HISTÓRIA

Descrever e analisar os diferentes papéis sociais das mulheres no mundo antigo e nas sociedades medievais

OBJETO DE CONHECIMENTO

O papel da mulher na Grécia e em Roma, e no período Medieval

Observe que paulatinamente, articulamos Competência 4, específica da área; Competência 2, específica do componente; Habilidades e objetos de conhecimento indicados para o componente curricular de História, para o sexto ano. Passemos, então, a um modelo de plano de aula que articula todos esses elementos.

Estrutura e modelo de um plano de aula articulando competências, habilidades e objetos de conhecimento.

Passemos agora à construção de um modelo de plano de aula, fazendo uso ds competências, habilidades e objetos de conhecimento utilizados acima.

Modelo Estruturado de Plano de Aula
Modelo estruturado de um plano de aula articulando as competências, habilidades e objetos de conhecimento da BNCC.
Escola:[nome da escola onde será aplicada a aula]
Professor(a):[seu nome]
Ano/turmas:6º ano do ensino fundamental (Turmas A, B, C, D, E, F, G)
Quantidade de aulas:5 aulas [Sugestão. Você deverá definir a quantidade de aulas de acordo com o seu planejamento]
Período de aplicação:6ºA: _____/______/_______ a _____/______/_______
6ºB: _____/______/_______ a _____/______/_______
6ºC: _____/______/_______ a _____/______/_______
6ºD: _____/______/_______ a _____/______/_______
6ºE: _____/______/_______ a _____/______/_______
6ºF: _____/______/_______ a _____/______/_______
6ºG: _____/______/_______ a _____/______/_______
Anotações do professor:
Competências, habilidades e objetos de conhecimento
Objeto de conhecimento:Questão do tempo, sincronia e diacronias: reflexões sobre o sentido das cronologias
Habilidades esperadas:Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas)
Competência específica do componente:Compreender a historicidade no tempo e no espaço, relacionando acontecimentos e processos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais, bem como problematizar os significados das lógicas de organização cronológica.
Competência de área:Comparar eventos ocorridos simultaneamente no mesmo espaço e em espaços variados, e eventos ocorridos em tempos diferentes no mesmo espaço e em espaços variados
Competências gerais:1, 2, 5 e 7
Apresentação
Orientação:
Elaborar uma apresentação suscinta sobre a proposta da aula, abordando, em linhas gerais, o trabalho a ser realizado.
Sugestão:
Esta aula, elaborada para as turmas de sexto ano do Ensino Fundamental, tem por objetivo trabalhar conteúdos, habilidades e competências por meio de reflexões a cerca do Tempo Histórico e o tempo na perspectiva do historiador. Para tanto, serão utilizadas estratégias pedagógicas diversificadas, com o a finalidade de mobilizar a curiosidade e o interesse do estudante para construção do próprio aprendizado.
Justificativa
Orientação:
Aqui você deve dizer por que vai trabalhar esse conteúdo em sala de aula. O que justifica a abordagem e a relevância desse aprendizado para o público escolhido.
Sugestão:
A abordagem desta temática em sala de aula se justifica não só por tratar-se de conteúdo de relevante importância ao campo de saber historiográfico, como também por tratar-se conhecimentos essenciais indicados pela BNCC no âmbito de suas competências e habilidades indicadas para o componente de História, no sexto ano do Ensino Fundamento Anos Finais.
Objetivos
Orientação:
Os objetivos de aprendizagem definidos pelo professor são o ponto principal do plano de aula. Eles estruturam os conhecimentos que serão construídos. É importante que esteja sintonizados, principalmente, com as habilidades a serem trabalhadas, considerando as competências que seja deseja alcançar. Deve-se observar a complexidade dos verbos cognitivos propostos pelas habildiades, para se definir objetivos coerentes com o grau de complexidade estabelecido por estas habiliaddes. Exemplo: Identificar, Compreender, Elaborar, etc.
Sugestão:
Objetivo geral:
– Compreender o tempo, na perspectiva da construção historiográfica

Objetivos específicos:
– Comreender as diferenças entre tempo histórico e tempo cronológico;
– Identificar as diferentes perspectivas de tempo: sincronias e diacronias;
– Identificar e o modole cronológico de organização dos tempos históricos e perceber as diversas possibilidades de organização historiográficas.
Procedimentos
Orientações:
Definir de maneira geral, os procedimentos a serem adotados para as aulas. Isso será importante para garantir o funcionamento das metodologias que você adotará no decorrer das aulas e as quais deverá informar no próximo tópico. Por exemplo, discorrer sobre o tipo de material didático será utilizado, saídas de campo, etc. No campo metodologia, esmiuçar de forma mais detalhada todas essas estratégias.
Metodologia
Orientações:
Quais são os recursos didáticos-pedagógicos a serem utilizados para as aulas? Por exemplo: aula expositiva, com auxílio de datashow; roda de discussão sobre o assunto; alguma atividade extra-classe em grupo? individual? Saída de campo? Enfim, todas as estratégias pedagógicas para as aulas sobre esse assunto.
Recursos
Orientações:
Quais recursos necessários para que as aulas aconteçam? Por exemplo, vai usar datashow em aulas expositivas? se houver saíde de campo, qual o meio de transporte? Haverá distribuição de material impresso? Os recursos didáticos dependem da metodologia e estratégias que você vai utilizar.
Avaliação
Orientações:
A partir das estratégias e metodologias que indicou, pense em alternativas de avaliação que não seja necessariamente prova escrita, embora essa não precise, necessariamente, ser descartada.

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